terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Oito anos depois, hacker que vazou Half-Life 2 diz que está arrependido

Em 2003, o alemão Axel Gembe fez o que todo mundo queria: ser o primeiro a jogar Half-Life 2. Mas não de um jeito muito legal. Ele hackeou os servidores da Valve, roubou o código do jogo e mandou tudo para a internet. Oito anos depois, ele diz que sente muito.

Em entrevista ao site Eurogamer, o agora não tão pequeno hacker disse que a produtora de Gabe Newell é a sua favorita, e que se arrepende do que fez no passado. Ele criou o worm Agobot, foi perseguido pelo FBI por ter atacado sites norte-americanos e ganhou a fama de responsável pelo atraso da segunda aventura de Gordon Freeman. O jogo deveria chegar às lojas em setembro de 2003, mas acabou sendo lançado só em novembro do ano seguinte.

“Eu sinto tanto pelo que fiz com vocês [Valve]“, disse Gembe. “Eu nunca quis causar nenhum problema. Se eu pudesse desfazer tudo, eu desfaria. Pensar no assunto ainda faz com que eu me sinta mal. Eu adoraria ter ficado simplesmente olhando vocês fazerem seu trabalho, mas no fim das contas estraguei tudo. Vocês são minha produtora favorita e eu sempre comprarei os seus jogos”.

Na época, Gembe quase foi enganado e levado para os Estados Unidos para ser preso pelo FBI. A Valve deu a entender que ofereceria um emprego de programador ao rapaz e chegou a marcar um voo para o país. Ao perceber isso, a Justiça alemã prendeu o jovem por lá mesmo. A Valve não se pronunciou sobre o assunto. O texto em que Axel relata sua história é extenso, mas vale a pena para quem quer conhecer um dos episódios mais importantes da história recente dos videogames.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons